Motivações, Expectativas e Influências Relacionadas ao Título de Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa UnB/UFPB/UFPE/UFRN
Resumo
Este trabalho buscou investigar motivações, expectativas e influências relacionadas à obtenção do título de mestre em Ciências Contábeis, pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/UFRN, com base nas avaliações e percepções de seus egressos. Para isto, lançou-se mão da fundamentação teórica que trata da Teoria do Capital Humano, da pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado no Brasil e da pós-graduação em Ciências Contábeis. A metodologia adotada caracteriza-se como exploratório-descritiva apoiada no método indutivo, utilizando as técnicas da pesquisa bibliográfica e documental. Assim, aplicou-se um questionário a 96 egressos deste programa, entre os dias 01/07 e 31/08/2008, representando 70,07% da população investigada. Para efetuar a análise descritiva e estatística dos dados foram utilizados os softwares Excel e SPSS. Em seus resultados, observou-se que as principais variáveis que motivaram os respondentes a ingressarem no mestrado foram a “obtenção de mais conhecimentos”, a “obtenção de diferenciação profissional” e a “ampliação das oportunidades de emprego”; a principal expectativa atingida referiu-se à principal motivação (obtenção de mais conhecimento), seguida pela “ampliação da formação geral” e pela “capacitação em pesquisa”; e, os principais fatores influenciados pelo título foram: amadurecimento profissional, respeitabilidade e reconhecimento acadêmico/profissional e espírito acadêmico. Conclui-se, portanto, que o título influencia positivamente o desempenho acadêmico e profissional dos egressos, ratificando os pressupostos da Teoria do Capital Humano quanto ao aumento de sua empregabilidade, produtividade e rendimento potencial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.