Sobre a Revista

A Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) foi criada em 2009 como fruto da parceria entre o Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Contabilidade, mantido pela Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Programa de Pós-graduação em Administração, da Universidade de Brasília. O objetivo era alavancar a divulgação de conhecimento e de governança de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvidos por pesquisadores nacionais.

Atualmente a CGG é vinculada a Universidade de Brasília e é um periódico de caráter generalista que recebe textos empíricos e ensaios teóricos da área de administração e contabilidade. Não há privilégio para aportes teóricos ou metodológicos específicos. O importante é que o texto seja relevante, isto é, apresente alguma contribuição para o avanço do conhecimento científico e/ou para aplicação prática e tenha sido elaborado com rigor científico.

A Revista está dividida em duas seções:

  • Gestão e Contabilidade de Empresas Privadas & do Terceiro Setor: aceita artigos de estratégia e economia de empresas e do terceiro setor; controladoria; contabilidade e finanças gerenciais; mercado financeiro, de crédito e de capitais; atuária; contabilidade para usuários externos; governança corporativa; marketing; inovação; empreendedorismo; gestão tecnológica; qualidade, produtividade, gestão de pessoas, ensino e pesquisa em administração e contabilidade de empresas e terceiro setor e temas emergentes em contabilidade e gestão.

  • Gestão e Contabilidade Pública: aceita artigos de contabilidade e administração pública; ensino e pesquisa em contabilidade e administração pública; sociedade e estado; governança pública, gestão social; movimentos sociais; políticas públicas e temas emergentes em contabilidade e/ou administração pública.

A CGG é um periódico revisado por pares, registrado sob o ISSN 1984-3925, publicado exclusivamente na modalidade online, e com acesso aberto e gratuito ao texto completo, de modo a permitir a divulgação rápida e ampla do conhecimento produzido.

É classificada como A3 no Qualis Periódicos (2017-2020) na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

 

História da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG)

O periódico UnB Contábil circulou de 1998 a 2007 de forma impressa e em 2008 passou a publicar exclusivamente em formato online. As edições da UnB Contábil foram publicadas semestralmente e sem interrupções até 2008, ano em que foram descontinuadas. Seus números estão preservados digitalmente como histórico institucional, com os textos completos disponíveis na íntegra nesse mesmo site no menu edições anteriores.

Sucedendo o antigo periódico UnB Contábil, foi criada em 2009 a Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG), fruto da parceria entre o Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Contabilidade, mantido pela Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília.

A mudança possibilitou a ampliação do escopo coberto pela revista, que a partir desse momento passou a contemplar também a gestão e a governança, para além da contabilidade que já era atendida anteriormente, fortalecendo o aspecto interdisciplinar. Além disso, a revista passou a publicar com a periodicidade quadrimestral e a receber as submissões de artigos no formato online.

Em 2010, buscando fortalecer a disseminação dos conteúdos publicados, a CGG foi indexada no Directory of Open Access Journals (DOAJ). Nessa mesma linha, posteriormente a Revista foi também incluída no SPELL (2012) e Latindex (2013).

Em 2016 a CGG passou a ser uma revista de maior abrangência nas áreas de contabilidade e administração, publicando artigos que contemplavam temas provenientes da administração de empresas, administração pública e finanças.

No mesmo ano, visando dar celeridade ao fluxo editorial, a Revista adotou o processo de comunicação exclusivamente via sistema OJS, oferecendo o primeiro feedback da avaliação em até três meses. Além disso, a CGG começou a implementar o DOI em todos os artigos publicados e foi incluída no OpenAire, indexador da Europa.

Em 2017 a CGG passou a adotar o software Plagius para verificação de similaridade nos artigos submetidos e implementou a revisão gramatical em português e inglês, além da formatação seguindo as normas da APA. Quanto a indexadores, a Revista foi incluída no Redib (Espanha).

No ano seguinte, em 2018, visando profissionalizar ainda mais a publicação, a CGG passou a exigir o ORCID aos autores. Além disso, a Revista foi incluída no Diadorim e indexada na Web of Science, importante base de dados multidisciplinar internacional.

Com a finalidade de ampliar a internacionalização, em 2019 a CGG providenciou a tradução de seu site para língua inglesa e ajustou as diretrizes para autores, solicitando também a tradução dos artigos submetidos. Dessa forma, a revista passou a publicar no formato bilingue, disponibilizando os textos completos dos artigos em português e inglês. Nessa mesma linha, em 2020 foi realizado um ajuste no prefixo DOI, visando trazer mais estabilidade aos artigos.

Em 2022, no sentido de garantir a confiabilidade das informações da Revista disponíveis nos diferentes espaços onde está indexada, foi realizado um trabalho de checagem e atualização de todas as bases de dados, catálogos e diretórios do quais a CGG faz parte. Também foi realizado o planejamento para solicitar a indexação em novas bases de dados internacionais. Ainda neste ano, a CGG passou a fazer parte do Portal de Periódicos Capes e foi classificada como o 8º periódico de maior impacto na área Contábil no Brasil, de acordo com o SPELL.

Editores na história da Revista:

César Augusto Tibúrcio Silva (2009-2010)
Jorge Katsumi Niyama (2011-2014)
Janann Joslin Medeiros (2014-2015)
Rafael Barreiros Porto (2016-2020)
Rodrigo de Souza Gonçalves (2021 - 2024)
Andrea de Oliveira Gonçalves (2021- 2024)
Jorge Katsumi Niyama (2024 - atual)
Jomar Miranda Rodrigues (2024 - atual)