Ética e Boas Práticas para Publicação

A Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) segue recomendações de padrões de ética, transparência e responsabilidade na comunicação científica compartilhadas por instituições nacionais e internacionais, como as diretrizes, guias e fluxogramas do Committee on Publication Ethics (COPE), Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing (DOAJ, COPE, OASPA e WAME), Recommendations for Promoting Integrity in Scientific Journal Publications (CSE), entre outros.

A política adotada pelo periódico tem como objetivo promover a responsabilidade e integridade na publicação dos artigos científicos considerando todas as pessoas envolvidas no processo editorial.

Autoria e contribuição

A CGG recomenda que a autoria seja atribuída a colaboradores que tenham feito uma contribuição substancial para o artigo e sejam responsáveis pelo trabalho e sua forma publicada, atendendo aos quatro critérios básicos de indicação de autoria listados pelo ICMJE:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; 
  2. Elaborar o trabalho ou revisá-lo criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; 
  3. Aprovação final da versão a ser publicada; 
  4. Acordo em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.

Agradecimentos podem ser usados ​​para denotar as contribuições ao trabalho que não atendem aos critérios de autoria listados, mas que devem ser reconhecidas.

Conflitos de interesse

De acordo com o CSE, os conflitos podem ser pessoais (interesses próprios, submissões de pessoas conhecidas, concorrentes, etc.), financeiros (financiamentos, subsídios, salários, patentes, etc.) ou não financeiros (acadêmicos, políticos, temáticos, etc.).

Caso a publicação possa gerar algum potencial conflito de interesses, os autores devem declarar no momento da submissão, mencionando quaisquer ligações a órgãos de financiamento, a instituições públicas ou privadas, bem como a pessoas envolvidas.

Os editores e avaliadores não deverão participar do processo editorial de submissões em relação aos quais se estabeleça conflito de interesses, delegando as tomadas de decisão quando for o caso.

O posicionamento político ou ideológico, a diversidade étnica, de gênero ou religiosa, bem como às diferenças de perspectivas teóricas e metodológicas não devem influenciar as ações e decisões realizadas durante o processo editorial.

Compartilhamento e reprodutibilidade de dados

A CGG encoraja que, durante o processo de submissão do manuscrito ou após sua aprovação, sendo legal e eticamente possível, os autores depositem em repositório confiável os dados vinculados à pesquisa, e/ou enviem os arquivos como documento suplementar, autorizando sua publicação junto ao artigo.

Podem ser considerados dados da pesquisa: dados brutos ou tratados, tabelas, quadros e informações estatísticas não utilizados no artigo, códigos, datasets, entre outros.

Supervisão ética

Os trabalhos que contenham resultados de pesquisas desenvolvidas no Brasil com o envolvimento de seres humanos devem contar com a aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Nas mesmas condições, os autores estrangeiros devem contar com a aprovação de um CEP ou órgão equivalente do país de origem da pesquisa.

Assim, os autores de artigos relativos a pesquisas com seres humanos devem declarar a aprovação do CEP e informar o número do parecer no momento de submissão à CGG.

Alegações de má conduta em pesquisa

A CGG adota as definições do CSE sobre má conduta em pesquisa, “[...] nas quais o dano ocorre no contexto ou como resultado direto de práticas de pesquisa que não atendem às normas éticas ou como resultado direto do comportamento irresponsável do investigador”.

São exemplos de má conduta a falsificação de dados, manipulação de citações, plágio e publicação redundante.

Durante o processo editorial, a Revista verifica os indícios de má conduta por meio de uma análise qualitativa da forma e conteúdo do texto da submissão. A verificação de plágio é realizada por meio de software de identificação de similaridade de texto.

Comunicações sobre suspeita de má conduta podem ser reportadas a qualquer momento, por qualquer pessoa, ao e-mail oficial da CGG. Sugere-se que sejam fornecidas o máximo de informações possíveis para que a equipe editorial verifique a situação e inicie uma investigação.

Em caso de dúvidas, esclarecimentos e tomadas de decisão, a equipe editorial se orienta a partir dos fluxogramas e diretrizes do COPE.

Erratas, retratações e manifestações de preocupação

A CGG adota as definições da NLM, endossadas pelo CSE, para erratas, retratações e manifestações de preocupação.

Qualquer que seja o caso, o desfecho será realizado somente após a apuração dos fatos pela equipe editorial e a determinação de ações necessárias para resolução, norteadas pelas diretrizes do COPE.