Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Os artigos enviados são inicialmente pré-avaliados pela equipe editorial na etapa de desk review, momento em que é observado a originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral, cumprimento das políticas editoriais e das diretrizes para autores. A não adequação a algum desses critérios resulta na rejeição e arquivamento do artigo. O tempo médio para essa primeira decisão é de aproximadamente 15 dias.

Se obtiver uma avaliação positiva na etapa anterior, o artigo será encaminhado para dois pareceristas externos à CGG com título de doutor e experiência na temática do texto apresentado. Caso haja divergência nas avaliações, um terceiro avaliador será designado e assim sucessivamente até que haja um parecer final. Autores que já publicaram na revista poderão ser convidados a realizar o parecer. Esta fase destina-se a estimular um diálogo construtivo entre avaliadores e autores, visando a melhoria da qualidade do texto, até sua versão final para publicação. O número de vezes que um texto retorna aos autores não significa baixa qualidade e sim um estímulo à sua melhoria.

O editor responsável pelo processo de avaliação notificará o autor da “aceitação sem alterações”, “correções obrigatórias” (com ou sem nova rodada de análise de pareceristas) ou “rejeição” e arquivamento do artigo.

Nos casos de “correções obrigatórias”, o autor terá um prazo de 30 dias para encaminhar à CGG o artigo revisto e a carta resposta comentando as alterações feitas. O Editor responsável pelo processo de avaliação encaminhará para os avaliadores, quando pertinente, a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, a fim de verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências e informar se o artigo pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e o manuscrito arquivado.

A CGG poderá rejeitar artigos que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras obras em qualquer parte do processo editorial em que se identifique.

O tempo médio entre a submissão do artigo até o seu aceite após avaliações é de 215 dias e desde a aceitação do original até a publicação é de aproximadamente 95 dias.