Pesquisa em Contabilidade Gerencial com Base no Futuro Realizada no Brasil
Resumen
O estudo objetiva identificar temas que serão abordados no futuro em pesquisas de contabilidade gerencial, considerando-se a terceira metodologia de contabilidade gerencial proposta no estudo de Laitinen (2003), denominada de “Pesquisa em contabilidade gerencial com base no futuro”. Pesquisa descritiva foi realizada com abordagem quantitativa, por meio de questionário aplicado aos professores da área gerencial dos programas de pós-graduação em ciências contábeis do Brasil. Os resultados da pesquisa mostram que a função atual da contabilidade gerencial está focalizada no uso de recursos e na criação de valor. A tendência da contabilidade gerencial na opinião dos respondentes é a criação de valor. Prevêem que a contabilidade gerencial utilizará sistemas com dados monetários e não monetários, métodos de mensuração/avaliação e medidas de desempenho, filosofias e modelos de gestão. Como artefatos de contabilidade gerencial que serão mais utilizados apontaram: custeio variável, preço de transferência, retorno sobre o investimento e orçamento. Em relação à contabilidade financeira, acreditam em preponderância centrada na informação sobre produtos, projetos e planos de negócios.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.