Análise Sociométrica e Bibliométrica de Pesquisas Publicadas no Management Accounting Research
Resumo
O estudo objetiva caracterizar a produção científica relativa à contabilidade gerencial em um periódico internacional de contabilidade, no período de 2001 a 2010. Busca-se verificar as seguintes características: disciplinas do aporte teórico; temas estudados; métodos empregados nas pesquisas; principais autores e redes de autoria. Pesquisa descritiva foi realizada por meio de investigação em documentos, com abordagem quantitativa, utilizando-se de análise bibliométrica e sociométrica. O universo do estudo constitui-se dos artigos do periódico Management Accounting Research e a amostra dos 197 artigos publicados no período de 2001 a 2010. A seleção desse periódico decorre da sua temática de estudo e da continuidade da pesquisa de Scapens e Bromwich (2001), que realizaram análise semelhante na década anterior. Os resultados apontam algumas semelhanças com os achados de pesquisas anteriores, e também revelam evoluções, principalmente de novos temas investigados. A identificação de características do campo de pesquisa em contabilidade gerencial em periódico internacional, além de representar continuidade dos estudos de Scapens e Bromwich (2001), e Hesford, Lee, Van der Stede e Young (2007), pode contribuir para a realização de outras pesquisas, uma vez que identifica os principais temas, abordagens, metodologias e pesquisadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista CGG adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons, sob a licença: Creative Commons Atribuição-Não comercial, sem derivações 4.0 Internacional. Os artigos podem ser copiados, distribuídos, exibidos, transmitidos ou adaptados, desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a CGG endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais.
Por meio da licença CC-BY-NC-ND os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços. O Critério CC-BY-NC-ND segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto).