Perfil das Dissertações do Mestrado em Ciências Contábeis da USP e FURB
Resumen
Este estudo tem como objetivo traçar o perfil das dissertações defendidas do mestrado em Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Realizou-se pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo. A amostra constituiu-se de 66 dissertações defendidas no período de 2007 a 2009, sendo 35 da USP e 31 da FURB. Nas dissertações, analisaram-se quatro aspectos: demografia de autoria; estrutura; formas de argumentações e referências. Em relação à demografia dos autores, verificou-se que o programa da FEA/USP apresentou viés para a pesquisa em contabilidade financeira, ao passo que o programa da FURB esteve mais voltado à área de contabilidade gerencial. Na estrutura das dissertações, constatou-se a predominância de estudos baseados em pesquisa documental e de levantamento em ambos os programas. Nas formas de argumentação, notaram-se maior formalidade e organização na justificativa, limitações do estudo e recomendações nas dissertações da FURB. Nas referências, observou-se que a FEA/USP apresentou-se um pouco mais madura na utilização de fontes de informação, prevalecendo periódicos internacionais ao invés de livros. O estudo pode interessar a diferentes programas, indicando melhorias a serem implementadas na busca da excelência na pesquisa.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.