Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)

Autores

  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau
  • Silene Rengel Universidade Regional de Blumenau
  • Jorge Eduardo Scarpin Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Este artigo trata das formas de avaliação de desempenho utilizadas por instituições do ensino superior de Santa Catarina, vinculadas ao Sistema Acafe, consideradas como entidades sem fins lucrativos. O objetivo do estudo é identificar de que forma essas instituições avaliam seu desempenho, buscando conhecer o grau de utilização dos indicadores, se essas organizações utilizam apenas indicadores econômico-financeiros, como de liquidez, rentabilidade, endividamento, ou também indicadores não financeiros, como número de pessoas atendidas, benefícios concedidos, entre outros. Também se procurou investigar se essas organizações exercem algum controle ou avaliação de seus projetos sociais. Por meio de uma pesquisa descritiva, os dados foram coletados com utilização de um questionário, de oito instituições das 14 que compunham a população de pesquisa. Na análise das respostas foram utilizadas técnicas da estatística descritiva, como média, mediana, desvio-padrão, entre outros. Os resultados apontam que as instituições avaliam seu desempenho com base principalmente em indicadores relativos à rentabilidade, ao faturamento, aos investimentos e à retenção de clientes. Conclui-se que as instituições analisadas, de maneira geral, avaliam o seu desempenho, utilizando-se de indicadores financeiros e não financeiros para tal, com foco na satisfação dos clientes, o que se justifica pela forma de arrecadação de recursos por parte dessas entidades, baseado principalmente na mensalidade paga pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração Universidade Regional de Blumenau (PDCCA/FURB)

Paulo Roberto da Cunha, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração Universidade Regional de Blumenau (PDCCA/FURB)

Silene Rengel, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Ciências Contábeis Programa de Mestrado em Ciências Contábeis Universidade Regional de Blumenau (PDCCA/FURB)

Jorge Eduardo Scarpin, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Professor do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração Universidade Regional de Blumenau (PDCCA/FURB)

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Klann, R. C., da Cunha, P. R., Rengel, S., & Scarpin, J. E. (2012). Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Contabilidade Gestão E Governança, 15(3). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/363

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)