Análise Empírica dos Impactos dos Accruals na Variação do Capital Circulante Líquido: um estudo no setor de siderurgia e metalurgia
Resumen
O artigo demonstra os impactos dos accruals na variação do capital circulante líquido em companhias abertas do setor de siderurgia e metalurgia. Para constatação de evidências empíricas, utilizou-se como população-alvo as Sociedades Anônimas Abertas apresentadas entre as 500 Maiores e Melhores Empresas, segundo critério da Revista Exame na edição de 2003. A amostra extraída da população foi do tipo intencional não probabilística, com 7 empresas representativas do setor de Siderurgia e Metalurgia. O estudo é delineado como descritivo utilizando-se as técnicas de cluster e intervalo interpercentil para categorizar os dados necessários para as inferências. Os resultados ajudam a melhorar qualidade da informação contábil ao mostrar que os accruals provocam alterações no resultado do período, mas não infl uenciam, simultaneamente, o fluxo financeiro das atividades operacionais das empresas. Coefi cientes de correlações entre o resultado contábil do período ajustado pelos accruals e a variação do capital circulante líquido não apresentaram homogeneidade nos setores observados, mas denotaram significância estatística.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.