A Relação Entre a Governança Corporativa e o Desempenho Econômico-Financeiro de Empresas de Capital Aberto do Brasil
Resumo
A Governança Corporativa representa um conjunto de mecanismos que ajuda os acionistas a melhorar os retornos sobre os capitais investidos e a diminuir os conflitos de interesse entre administradores e acionistas. Neste contexto, o estudo objetiva verificar o efeito da Governança Corporativa sobre variáveis de desempenho de natureza contábil e de mercado, em empresas brasileiras de capital aberto, no período de 2008, 2009 e 2010. Para mensurar o nível de Governança Corporativa, utilizou-se instrumento proposto por Carvalhalda-Silva e Leal (2005). Utilizam-se quatro constructos que compõem o instrumento; destes, somente o que se refere ao Direito de acionistas mostrou resultado satisfatório do Alfa de Cronbach (em torno de 0,830). Os resultados não indicam efeito estatisticamente significativo do Índice de Governança Corporativa sobre todas as variáveis de desempenho, cuja explicação pode estar associada ao instrumento de pesquisa proposto. A contribuição desta pesquisa concentra-se em mostrar indícios que explicam possíveis divergências entre resultados de pesquisas nacionais em relação às internacionais sobre a associação da governança e medidas de desempenho organizacional. Palavras-chave: Governança Corporativa, Desempenho, Confiabilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.