A depreciação de máquinas e equipamentos apurada com aplicação do método do custo anual uniforme equivalente e o direcionador de custo tempo.

Autores

  • Patricia Vieira Wagner UFSC
  • Veronica de Miglio Moura UFSC
  • Ilse Maria Beuren UFSC

Resumo

O atual cenário competitivo econômico brasileiro é caracterizado pelo elevado grau de competição entre as empresas, pelas altas taxas de juros praticadas nas relações comerciais. A abertura do mercado para novos participantes e produtos, decorrente de fatores como a globalização da economia e formação de blocos econômicos, deu origem, no Brasil, a um outro perfil de empresas que buscam adequar-se a essa nova realidade. Esses fatores estão diretamente associados a inovação tecnológica, comercial e financeira das empresas, além de romper as fronteiras econômicas entre os países. Na esfera política, o processo de privatização provoca o interesse na reestruturação e na modernização dessas empresas, o que resulta em aumento de sua eficiência e eficácia, tornando-as mais competitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Vieira Wagner, UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Veronica de Miglio Moura, UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Administração pela UFSC.

Ilse Maria Beuren, UFSC

Doutora em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Professora titular de Ciências Contábeis da UFSC.

Downloads

Publicado

2009-09-28

Como Citar

Wagner, P. V., Moura, V. de M., & Beuren, I. M. (2009). A depreciação de máquinas e equipamentos apurada com aplicação do método do custo anual uniforme equivalente e o direcionador de custo tempo. Contabilidade Gestão E Governança, 3(1). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/135

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>