Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)
Resumen
Este artigo trata das formas de avaliação de desempenho utilizadas por instituições do ensino superior de Santa Catarina, vinculadas ao Sistema Acafe, consideradas como entidades sem fins lucrativos. O objetivo do estudo é identificar de que forma essas instituições avaliam seu desempenho, buscando conhecer o grau de utilização dos indicadores, se essas organizações utilizam apenas indicadores econômico-financeiros, como de liquidez, rentabilidade, endividamento, ou também indicadores não financeiros, como número de pessoas atendidas, benefícios concedidos, entre outros. Também se procurou investigar se essas organizações exercem algum controle ou avaliação de seus projetos sociais. Por meio de uma pesquisa descritiva, os dados foram coletados com utilização de um questionário, de oito instituições das 14 que compunham a população de pesquisa. Na análise das respostas foram utilizadas técnicas da estatística descritiva, como média, mediana, desvio-padrão, entre outros. Os resultados apontam que as instituições avaliam seu desempenho com base principalmente em indicadores relativos à rentabilidade, ao faturamento, aos investimentos e à retenção de clientes. Conclui-se que as instituições analisadas, de maneira geral, avaliam o seu desempenho, utilizando-se de indicadores financeiros e não financeiros para tal, com foco na satisfação dos clientes, o que se justifica pela forma de arrecadação de recursos por parte dessas entidades, baseado principalmente na mensalidade paga pelos alunos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.