Custos no Agronegócio: um Perfil dos Artigos Publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Custos no Período de 1998 a 2008
Resumo
O objetivo do estudo é traçar um perfil sobre os artigos relativos ao tema custos do agronegócio, apresentados nas edições do Congresso Brasileiro de Custos (ABC), no período de 1998 a 2008. Estudos têm reconhecido que a gestão de custos nas organizações oferece um horizonte amplo de análises em razão da dinâmica a cerca do ambiente competitivo. Dada a representatividade do agronegócio, que envolve empresas por toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária, entender a natureza dos estudos de custos nesse segmento mostra-se relevante. Para abordar esse tema, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida com a utilização da análise de conteúdo. Foram analisados 137 artigos a fim de verificar os principais aspectos que caracterizam o desenvolvimento das pesquisas publicadas. Foi constatado, que os 18 autores com maior número de publicações no CBC participaram da autoria de três a sete artigos. Apesar do maior número de mestres na quantidade total de publicações, os doutores estão em maior número entre aqueles que mais publicaram. Quanto à metodologia, o estudo de caso é o método mais utilizado nas publicações, seguido pelas survey. Verificou-se que existe um número crescente de trabalhos que realizam análises (67,2% do total), o que revela a busca de um entendimento adequado a respeito dos métodos de custeio, ferramentas de gestão de custos e métodos contábeis para aplicação no agronegócio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.