Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos

Autores

  • Valdiney Alves de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlei Lemes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O desenvolvimento das organizações, do mercado de capitais e a necessidade de geração de riqueza e maximização de valor para os acionistas tornam a transparência dos atos dos gestores em relação às empresas crucial na condução dos negócios e no processo de controle e tomada de decisão, possibilitando, assim, maior atratividade para o capital necessário aos projetos das empresas. Como resposta ao estímulo do mercado de capitais, surge, então, a possibilidade de gerenciamento de resultados. A proposta deste trabalho consiste em analisar essa hipótese, por meio do ativo fiscal diferido e fundamentar discussões sobre a relevância do tema gerenciamento de resultados contábeis e suas implicações nas empresas brasileiras. O ativo fiscal diferido foi instituído pelo pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Deliberação no 273/98. A metodologia utilizada consiste de uma pesquisa descritiva documental, realizada por meio de um estudo de caso comparativo dos resultados e dos ativos fiscais diferidos das quatro maiores empresas de telecomunicações do mercado brasileiro, no período de 2003 a 2007. Como resultado, verifica-se a adoção da prática do diferimento de ativos fiscais nas demonstrações das empresas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdiney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Profissional com larga experiência em contabilidade, planejamento financeiro e tributário de empresas. Atualmente é aluno do curso de mestrado em Administração da Universidade Federal de Uberlândia. É pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV-SP (2004), em Finanças e Planejamento Empresarial (2002) e em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (1998).

Lara Cristina Francisco de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestranda em Finanças e Controladoria pela mesma universidade. Fez pós-graduação "Lato-Sensu" em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia(2000). É professora do Instituto Politécnico de Ensino S/A. Tem experiência nas áreas de consultoria e assessoria contábil.

Sirlei Lemes, Universidade Federal de Uberlândia

É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Fez especialização (Visiting Scholar) na University of Urbana Champaign (Illinois, USA) no ano de 1999. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de consultoria hospitalar e adoção das Normas Contábeis Internacionais (IFRS). Tem coordenado pesquisas de iniciação científica financiadas pelo CNPq, FAPEMIG e UFU nas áreas de adoção das IFRS e desenvolvimento de metodologias de ensino em contabilidade internacional. Participa do Programa de Mestrado em Administração da UFU e é orientadora credenciada do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPE/UFPB/UFRN. Publicou em 2006, pela Editora Atlas, o livro 'Contabilidade Internacional: adoção das IFRS 2005' em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho e Fabio Moraes da Costa.

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

Oliveira, V. A. de, Almeida, L. C. F. de, & Lemes, S. (2009). Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos. Contabilidade Gestão E Governança, 11(1-2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10

Edição

Seção

Articles