Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos
Resumo
O desenvolvimento das organizações, do mercado de capitais e a necessidade de geração de riqueza e maximização de valor para os acionistas tornam a transparência dos atos dos gestores em relação às empresas crucial na condução dos negócios e no processo de controle e tomada de decisão, possibilitando, assim, maior atratividade para o capital necessário aos projetos das empresas. Como resposta ao estímulo do mercado de capitais, surge, então, a possibilidade de gerenciamento de resultados. A proposta deste trabalho consiste em analisar essa hipótese, por meio do ativo fiscal diferido e fundamentar discussões sobre a relevância do tema gerenciamento de resultados contábeis e suas implicações nas empresas brasileiras. O ativo fiscal diferido foi instituído pelo pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Deliberação no 273/98. A metodologia utilizada consiste de uma pesquisa descritiva documental, realizada por meio de um estudo de caso comparativo dos resultados e dos ativos fiscais diferidos das quatro maiores empresas de telecomunicações do mercado brasileiro, no período de 2003 a 2007. Como resultado, verifica-se a adoção da prática do diferimento de ativos fiscais nas demonstrações das empresas analisadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.