Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos

Autores/as

  • Valdiney Alves de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlei Lemes Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

O desenvolvimento das organizações, do mercado de capitais e a necessidade de geração de riqueza e maximização de valor para os acionistas tornam a transparência dos atos dos gestores em relação às empresas crucial na condução dos negócios e no processo de controle e tomada de decisão, possibilitando, assim, maior atratividade para o capital necessário aos projetos das empresas. Como resposta ao estímulo do mercado de capitais, surge, então, a possibilidade de gerenciamento de resultados. A proposta deste trabalho consiste em analisar essa hipótese, por meio do ativo fiscal diferido e fundamentar discussões sobre a relevância do tema gerenciamento de resultados contábeis e suas implicações nas empresas brasileiras. O ativo fiscal diferido foi instituído pelo pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio da Deliberação no 273/98. A metodologia utilizada consiste de uma pesquisa descritiva documental, realizada por meio de um estudo de caso comparativo dos resultados e dos ativos fiscais diferidos das quatro maiores empresas de telecomunicações do mercado brasileiro, no período de 2003 a 2007. Como resultado, verifica-se a adoção da prática do diferimento de ativos fiscais nas demonstrações das empresas analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdiney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Profissional com larga experiência em contabilidade, planejamento financeiro e tributário de empresas. Atualmente é aluno do curso de mestrado em Administração da Universidade Federal de Uberlândia. É pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV-SP (2004), em Finanças e Planejamento Empresarial (2002) e em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (1998).

Lara Cristina Francisco de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestranda em Finanças e Controladoria pela mesma universidade. Fez pós-graduação "Lato-Sensu" em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia(2000). É professora do Instituto Politécnico de Ensino S/A. Tem experiência nas áreas de consultoria e assessoria contábil.

Sirlei Lemes, Universidade Federal de Uberlândia

É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Fez especialização (Visiting Scholar) na University of Urbana Champaign (Illinois, USA) no ano de 1999. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de consultoria hospitalar e adoção das Normas Contábeis Internacionais (IFRS). Tem coordenado pesquisas de iniciação científica financiadas pelo CNPq, FAPEMIG e UFU nas áreas de adoção das IFRS e desenvolvimento de metodologias de ensino em contabilidade internacional. Participa do Programa de Mestrado em Administração da UFU e é orientadora credenciada do Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPE/UFPB/UFRN. Publicou em 2006, pela Editora Atlas, o livro 'Contabilidade Internacional: adoção das IFRS 2005' em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho e Fabio Moraes da Costa.

Publicado

2009-03-03

Cómo citar

Oliveira, V. A. de, Almeida, L. C. F. de, & Lemes, S. (2009). Gerenciamento de Resultados Contábeis por meio de Ativos Fiscais Diferidos. Contabilidade Gestão E Governança, 11(1-2). Recuperado a partir de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/10

Número

Sección

Articles