Aspectos Contábeis dos Créditos de Carbono: Estudo com Autores Nacionais
Resumo
O estudo objetiva verificar o entendimento de autores nacionais no que concerne à classificação, forma de reconhecimento e mensuração das operações com créditos de carbono. O estudo de natureza descritiva foi realizado em 2011, por meio de pesquisa de levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, que foi enviado a 23 pesquisadores nacionais que possuem publicação de artigos relacionados à contabilização dos créditos de carbono em periódicos nacionais. Obtiveram-se nove respostas, que constituíram numa amostra por acessibilidade. Para a análise dos dados obtidos optou-se pelo uso da técnica da entropia informacional. Os resultados do estudo mostraram que, quanto à classificação dos créditos de carbono, há um entendimento maior entre os autores de que se trata de ativos especiais e que não podem ser considerados como commodity. Observou-se que não há consenso entre os autores em classificar os créditos de carbono como ativo intangível ou estoque. Deste modo, concluiu-se que ainda existem divergências no entendimento dos autores analisados no que concerne aos aspectos contábeis das operações com créditos de carbono. O artigo contribui principalmente na medida em que busca consolidar diferentes opiniões de autores, que pesquisam sobre a temática, demonstrando aspectos convergentes e divergentes, além de enfatizar lacunas para desenvolver pesquisas futuras.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.