Dimensões das Capacidades Organizacionais: evidências de PMEs Exportadoras Mineiras
Resumo
Este trabalho teve como objetivo mensurar e categorizar as PMEs mineiras quanto à sua capacidade organizacional, subdividida em três dimensões: produtiva, inovativa e gerencial. A amostra foi constituída por 45 PMEs mineiras. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado. As técnicas utilizadas para atender aos objetivos foram a análise dos componentes principais visando identificar os indicadores de maior peso sobre as dimensões analisadas e a média ponderada para categorizar as empresas quanto às capacidades. Os resultados demonstraram dentre as dimensões da capacidade organizacional, maior peso na dimensão gerencial, seguida da dimensão inovativa e por último da dimensão produtiva. Os resultados indicam que o gestor, por ser responsável pela tomada de decisão e pela elaboração de estratégias, é o fator de maior peso na obtenção de vantagem competitiva da empresa, seguido pela capacidade de aprendizagem da empresa. A gestão, adequação e agilidade da produção, no entanto, não se configuram como elementos essenciais e principais para a vantagem competitiva. Os resultados contribuem para o entendimento da heterogeneidade das competências organizacionais de pequenas empresas exportadoras de Minas, e para a consolidação dos estudos em capacidades organizacionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.