Normas e práticas contábeis aplicadas ao Terceiro Setor
Resumo
Observa-se um grande crescimento de organizações não-governamentais, que não visam ao lucro e produzem serviços para o atendimento das demandas da coletividade. Constitui um setor específico, para além do Estado - primeiro setor - e do setor privado - segundo setor -, que se convencionou chamar terceiro setor. O governo brasileiro tem buscado mecanismos para normatizar as ações desse setor, especialmente no que diz respeito ao repasse de recursos públicos. Neste contexto, a contabilidade passou a ser requerida pelos vários organismos governamentais e não-governamentais, para o fornecimento de demonstrações contábeis e outras informações por ela geradas. No entanto, verifica-se que, apesar da existência de alguns normativos contábeis, tais como as normas editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (NBC T 10.4, 10.16, 10.18 e 10.19), e a obrigatoriedade da observação dos princípios fundamentais de contabilidade, no existe uma uniformidade nos procedimentos contábeis adotados pelo terceiro setor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.