UTILIZAÇÃO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO PARA FINS GERENCIAIS
Resumen
O urso grizzly gasta o outono a caçar e comer marmotas (McGee, 294). Para tanto, ele move grandes e profundas pedras. Considerando em termos globais, este trabalho do urso, quando comparado com o seu tamanho e o da marmota, leva à conclusão de que o urso desperdiça tempo e energia. Como o inverno é geralmente longo e rigoroso, esta dedução pode ser precipitada. O urso talvez esteja praticando esporte, divertindo-se ou exercitando-se ou talvez variando sua dieta. Ou ainda tudo isto em conjun-to. Provavelmente, a energia obtida em decorrência da ingestão da marmota seja superior aos custos da caça. O presente texto revela como o custeio por absorção pode ser utilizado para fins gerenciais. Apresenta, inicialmente, discus-são acerca da não utilização do custeio por absorção com a referida finalidade, em razão de promover distorções nas decisões devido à arbitrariedade dos rateios e de incentivar a superprodu-ção, aspecto enfatizado pela bibliografia da área de contabilidade gerencial. Por fim, demonstra que tal sistema de custeio pode ser um meio de implantação de certas estratégias empresariais e um substituto para mensuração das denominadas externalidades. (Custeio por Absorção – Contabilidade Gerencial)Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.