Melhores Grupos de Índices e Demonstrações Contábeis para Análise da Situação Econômico-Financeira das Empresas na Percepção de Analistas do Mercado de Capitais
Resumen
Procurando contribuir ao debate com respeito aos melhores indicadores do desempenho econômico-financeiro das empresas para ajudar os gestores no processo de tomada de decisão, levantou-se nesta pesquisa a percepção dos analistas do mercado de capitais sobre quais as melhores Demonstrações Contábeis e grupo de índices (caixa e/ou competência) para avaliar este desempenho. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado com base na revisão de literatura que trata de demonstrações contábeis e índices econômicos e financeiros para tomada de decisão empresarial. A amostra da pesquisa foi constituída por 20 analistas que aceitaram fazer parte da pesquisa respondendo ao questionário. O tratamento dos dados foi realizado através do software SPSS e os dados foram analisados através das análises descritiva e inferencial, sendo utilizados os testes de Mann-Whitney e Exato de Fisher. Identificou-se que boa parte dos analistas, além de considerar importantes os índices de caixa e competência para identificar a situação econômico-financeira de uma empresa, utiliza-os em suas atividades. Constatou-se que dos 11 indicadores mais utilizados por eles, apenas um é do regime de caixa, e os outros, de competência. Isto permitiu concluir que os índices de competência são mais empregados pelos analistas do que os de caixa, demonstrando a preferência destes profissionais por tais indicadores. Os resultados encontrados neste estudo podem não só contribuir acrescentando novas informações sobre a temática abordada, como também facilitar a tomada de decisões dos analistas de mercado de capitais, investidores e gestores quanto à escolha dos indicadores mais utilizados e importantes para a análise econômico-financeira das empresas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.