Melhores Grupos de Índices e Demonstrações Contábeis para Análise da Situação Econômico-Financeira das Empresas na Percepção de Analistas do Mercado de Capitais
Abstract
Procurando contribuir ao debate com respeito aos melhores indicadores do desempenho econômico-financeiro das empresas para ajudar os gestores no processo de tomada de decisão, levantou-se nesta pesquisa a percepção dos analistas do mercado de capitais sobre quais as melhores Demonstrações Contábeis e grupo de índices (caixa e/ou competência) para avaliar este desempenho. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado com base na revisão de literatura que trata de demonstrações contábeis e índices econômicos e financeiros para tomada de decisão empresarial. A amostra da pesquisa foi constituída por 20 analistas que aceitaram fazer parte da pesquisa respondendo ao questionário. O tratamento dos dados foi realizado através do software SPSS e os dados foram analisados através das análises descritiva e inferencial, sendo utilizados os testes de Mann-Whitney e Exato de Fisher. Identificou-se que boa parte dos analistas, além de considerar importantes os índices de caixa e competência para identificar a situação econômico-financeira de uma empresa, utiliza-os em suas atividades. Constatou-se que dos 11 indicadores mais utilizados por eles, apenas um é do regime de caixa, e os outros, de competência. Isto permitiu concluir que os índices de competência são mais empregados pelos analistas do que os de caixa, demonstrando a preferência destes profissionais por tais indicadores. Os resultados encontrados neste estudo podem não só contribuir acrescentando novas informações sobre a temática abordada, como também facilitar a tomada de decisões dos analistas de mercado de capitais, investidores e gestores quanto à escolha dos indicadores mais utilizados e importantes para a análise econômico-financeira das empresas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold the copyright to their article and grant the Journal of Accounting, Management and Governance the exclusive rights of first publication (including communication to the public and reproduction), with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 International License (CC BY-NC).
This license allows third parties to remodel, adapt, and create from the published work, as long as it is for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or publish a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, provided there is no commercial use/distribution.