Indicadores Financeiros e Operacionais para a Avaliação de Desempenho de Empresas do Setor de Petróleo e Gás
Resumen
Essa pesquisa teve como objetivo principal determinar, por intermédio da análise fatorial (AF), os indicadores financeiros e operacionais mais relevantes, que devem ser levados em consideração na avaliação de desempenho de companhias petrolíferas, possibilitando o aprimoramento das análises realizadas pelos gestores, investidores e demais públicos interessados no assunto. Nesse sentido, a amostra contemplou os dados de 55 empresas de petróleo com ações listadas na New York Stock Exchange (NYSE), que apresentaram, pelo menos, o segmento operacional de exploração e produção de óleo e gás. As informações disponíveis na base de dados Evaluate Energy e dos relatórios financeiros 10-K e 20-F, referentes ao ano de 2009, foram utilizadas para calcular os indicadores financeiros e operacionais, que foram selecionados por meio de levantamento bibliográfico. Os resultados revelaram a redução para 3 fatores: Fator Rentabilidade, Fator Alavancagem e Fator Desempenho Operacional. Tais fatores estão relacionados, respectivamente, à lucratividade das transações comerciais, à alavancagem financeira e operacional e à continuidade das operações e capacidade de geração futura de valor das organizações pesquisadas. Foi possível, ainda, classificar as companhias petrolíferas com base nos resultados da análise fatorial, para determinar um ranking por desempenho.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.