Impacto de Mecanismos de Auditoria na Precificação de Ações: evidências sob a perspectiva da relevância e da tempestividade para o ano de 2010 no Brasi
Resumo
Tendo como base o fato de que as informações contábeis impactam preços e retornos no mercado de capitais e de que o processo de auditoria é capaz de agregar valor informacional às demonstrações contábeis, já que busca garantir fidedignidade do conteúdo das mesmas frente às normas contábeis vigentes, o presente artigo tem como objetivo analisar a influência de mecanismos de auditoria - existência do comitê de auditoria, tipo de empresa de auditoria e mecanismo de rodízio de auditoria - na relevância e na tempestividade da informação contábil para o mercado brasileiro de capitais. Procura-se, então, contribuir com a discussão sobre o impacto empírico dos mecanismos de auditoria no mercado de capitais. Para tanto, utilizou-se a análise de regressão em informações do exercício de 2010 de empresas não financeiras de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Os dois modelos econométricos foram construídos tendo como base os estudos de Collins, Maydew e Weiss (1997), Lima (2010) e Macedo et al. (2011). Os resultados mostraram que, nos casos de auditoria por empresa big four e de existência de comitê de auditoria, há impacto significativo na relevância da informação contábil. Além disso, de maneira geral, os mecanismos de auditoria não possuem impacto estatisticamente significativo na tempestividade da informação contábil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.