Ações de Responsabilidade Social com Relação ao Stakeholder Fornecedor: Estudo de Caso Baseado nos Indicadores Ethos em uma Empresa Brasileira do Setor de Cosméticos
Resumen
Este estudo tem como objetivo central analisar ações de responsabilidade social de uma empresa brasileira do setor de cosméticos com relação ao stakeholder fornecedor. Especificamente, analisa as ações baseadas nos indicadores Ethos, implementadas por essa empresa, com relação ao seu stakeholder fornecedor, na perspectiva dos seus dirigentes e fornecedores. Foram entrevistados os responsáveis da área de responsabilidade social da empresa de cosméticos e das empresas fornecedoras. Para definição das categorias analíticas adaptaram-se indicadores desenvolvidos pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, que se constituem em ferramenta de autoavaliação da organização concernente ao nível de responsabilidade social. A análise de tais ações, na perspectiva dos fornecedores, evidenciou a preocupação do cliente com a relação ganha-ganha e o programa de avaliação de desempenho de fornecedores como impulsionador do desenvolvimento da consciência e profissionalização das práticas de responsabilidade social. Destarte, possíveis revoltas ou insatisfações são amortizadas pela imagem de empresa em sintonia com os valores tomados como verdade pela sociedade em relação às leis, meio ambiente e trabalhadores e pela segurança de trabalharem em uma empresa menos vulnerável às instabilidades do meio.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.