Processo de Criação de Organizações com Fins Sociais: Estudo de Casos Múltiplos em Curitiba - Paraná

Autores

  • Érika Onozato Universidade Federal do Paraná
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de criação de organizações com fins sociais localizadas na cidade de Curitiba – Paraná. Como base teórica foi utilizada uma adaptação do modelo de processo de criação de negócios, elaborado por Borges, Simard e Filion (2005), formado por quatro estágios: iniciação, design e preparação, start-up e operacionalização. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os fundadores, análise de documentos e observação direta. Os casos escolhidos foram: a) Instituto História Viva; b) Instituto Maitri; e c) Organização Vida e Oportunidade. Os resultados mostraram que as quatro etapas aconteceram de forma semelhante nos empreendimentos estudados, porém algumas atividades ocorreram em fases diferentes e outras não foram relatadas conforme o modelo. Ao final, é proposto um quadro teórico contendo as principais fases de criação de empreendimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Onozato, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração Universidade Federal do Paraná

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento em Administração e do Mestrado em Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Administração pela Cranfield University – Inglaterra (2006). Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e na Strathclyde University – Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em 2007 sobre Empreendedorismo em Turismo na HEC em Montreal, Canadá.

Downloads

Publicado

2010-12-04

Como Citar

Onozato, Érika, & Teixeira, R. M. (2010). Processo de Criação de Organizações com Fins Sociais: Estudo de Casos Múltiplos em Curitiba - Paraná. Contabilidade Gestão E Governança, 13(3). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/267

Edição

Seção

Articles