Contabilidade Internacional: uma Análise Metodológica e Técnica das Pesquisas Publicadas no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e na Revista de Contabilidade & Finanças da USP
Resumen
O objetivo deste artigo é identificar as abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa utilizadas nos artigos científicos sobre contabilidade internacional publicados no Congresso de Controladoria e Contabilidade USP e Revista de Contabilidade & Finanças USP. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva, documental e de natureza quantitativa. A amostra consubstancia-se em 35 artigos do Congresso de Controladoria e Contabilidade da USP e 10 artigos da Revista de Contabilidade & Finanças. Conclui-se que a abordagem metodológica mais utilizada pelos pesquisadores da área foi a sistêmica/estruturalista, predominando em 65,7% dos artigos analisados dos congressos e 80,0% dos artigos da revista. A técnica de pesquisa mais utilizada foi a análise bibliográfica, com 45,7% nos artigos de congressos e 80,0% nos artigos da revista. Conclui-se, portanto, que dos 45 artigos analisados nos dois veículos de publicação, prevaleceu a metodologia sistêmica/estruturalista com 68,9%, seguida da metodologia positivista com 24,4%. As técnicas mais utilizadas foram o levantamento bibliográfico com 53,3% e a documental com 20,0%.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.