Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil

Autores

  • Claudio Marcelo Edwards Barros Universidade Federal do Paraná
  • Pedro Ylunga Costa da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Simone Bernandes Voese Universidade Federal do Paraná

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar a relação entre a Governança Corporativa e o Custo de Endividamento com Terceiros em empresas brasileiras listadas na BM&BOVESPA. A hipótese do trabalho é que empresas que apresentam dispositivos de Governança Corporativa apresentam custos médios de financiamento mais baixos. É um estudo quantitativo, descritivo de natureza hipotético-dedutiva. Para responder a questão de pesquisa proposta, utilizou amostra de 83 empresas brasileiras no período de 2008 a 2010. A variável a ser explicada é o custo de endividamento e como variável explicativa utilizam-se duas proxies de Governança Corporativa: Índice de Governança Corporativa (IGC) e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (NDGC). Adicionalmente, foram incluídas as variáveis de controle de Alavancagem Total, o Tamanho da empresa e o Retorno sobre os Ativos. Os dados foram analisados mediante exame univariado, bivariado e multivariado das variáveis de pesquisa. Os resultados observados foram coincidentes aos de pesquisas internacionais precedentes quando a variável explicativa é a Governança Corporativa medida por meio de um índice amplo e que, portanto, a adoção de mecanismos de Governança pode exercer impacto sobre a redução do custo de financiamento de dívidas de curto e longo prazo no mercado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Marcelo Edwards Barros, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Mestrado em PPG em Contabilidade e Finanças e Especialização em Contabilidade e Finanças, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Especialização em MBA Executivo Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Auditoria Contábil, Universidade Federal do Amazonas, UFAM.

Pedro Ylunga Costa da Silva, Universidade Federal do Paraná

Técnico Médio em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Médiio Técnico de Gestão, em Luanda - Angola. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa de Projetos de Pesquisa - PIBIC, vinculado ao departamento de Ciências Contábeis da UEM nas linhas de pesquisa de Contabilidade e Sociedade, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira.

Simone Bernandes Voese, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná lotada junto ao Departamento de Contabilidade e professora, pesquisadora e coordenadora adjunta no PPG Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente na área de contabilidade gerencial.

Downloads

Publicado

2015-08-25

Como Citar

Barros, C. M. E., da Silva, P. Y. C., & Voese, S. B. (2015). Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil. Contabilidade Gestão E Governança, 18(2). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/641

Edição

Seção

Articles