Utilização do método do valor presente dos fluxos de caixa futuros na avaliação de ativos em condições de certeza e incerteza
Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre a utilização do método do valor presente dos fluxos de caixa futuros na avaliação de ativos, em condições simuladas de certeza e de incerteza da economia. Expande-se o modelo de Scott (1997) sobre seu estudo da Contabilidade sob Condições Ideais, objetivando aproximá-lo do cenário instável em que as empresas atuam. A metodologia utilizada compreendeu estudo exploratório, baseado em pesquisa bibliográfica. Como resultado do estudo, demonstra-se que os custos históricos não geram valores relevantes para decisões desta natureza e que a metodologia do valor presente pode constituir-se em alternativa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.