A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
Resumo
É possível que as empresas adotem certas práticas de responsabilidade social, não porque acreditem na eficiência delas, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e impõe-lhes o dever de observá-las. Baseado na teoria da legitimação e supondo-se que cada setor tem características distintas, e consequentemente exigências diversificadas quanto à sua postura frente à sociedade, este estudo, de natureza exploratória e descritiva, objetiva averiguar se o volume de investimentos sociais e ambientais efetuados pelas empresas difere de setor para setor. Para isso, fez-se uso do banco de dados do IBASE. Quanto à classificação dos setores, utilizaram-se os critérios adotados pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa. Para a análise de dados, recorreu-se às técnicas multivariadas MANOVA e Homals. Verificou-se diferença nos investimentos sociais e ambientais entre os setores, ao nível de significância de 1%. Os setores com maior propensão a altos investimentos ambientais apresentaram, também, alto impacto ambiental. Os setores que deram mais importância aos investimentos relacionados aos empregados estão voltados aos segmentos de comércio e indústria; provavelmente, tais investimentos, como treinamento e benefícios a funcionários, sejam realizados para tornarem as empresas mais competitivas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista CGG adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons, sob a licença: Creative Commons Atribuição-Não comercial, sem derivações 4.0 Internacional. Os artigos podem ser copiados, distribuídos, exibidos, transmitidos ou adaptados, desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a CGG endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais.
Por meio da licença CC-BY-NC-ND os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços. O Critério CC-BY-NC-ND segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto).