A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais

Autores

  • Márcia Reis Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Márcio André Veras Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Ariovaldo Dos Santos Universidade de São Paulo

Resumo

É possível que as empresas adotem certas práticas de responsabilidade social, não porque acreditem na eficiência delas, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e impõe-lhes o dever de observá-las. Baseado na teoria da legitimação e supondo-se que cada setor tem características distintas, e consequentemente exigências diversificadas quanto à sua postura frente à sociedade, este estudo, de natureza exploratória e descritiva, objetiva averiguar se o volume de investimentos sociais e ambientais efetuados pelas empresas difere de setor para setor. Para isso, fez-se uso do banco de dados do IBASE. Quanto à classificação dos setores, utilizaram-se os critérios adotados pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa. Para a análise de dados, recorreu-se às técnicas multivariadas MANOVA e Homals. Verificou-se diferença nos investimentos sociais e ambientais entre os setores, ao nível de significância de 1%. Os setores com maior propensão a altos investimentos ambientais apresentaram, também, alto impacto ambiental. Os setores que deram mais importância aos investimentos relacionados aos empregados estão voltados aos segmentos de comércio e indústria; provavelmente, tais investimentos, como treinamento e benefícios a funcionários, sejam realizados para tornarem as empresas mais competitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Reis Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduada (unifor), mestre (UnB) e doutorando (USP) em contabilidade. Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba.

Márcio André Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Contabilidade (unifor), mestre (UFPB) e doutor (UnB) em administração, com concentração em finanças e professor do programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba )PPGA/UFPB).

Ariovaldo Dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestre e doutor em contabilidade (USP) e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da FEA/USP.

Downloads

Publicado

2010-12-04

Como Citar

Machado, M. R., Machado, M. A. V., & Dos Santos, A. (2010). A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais. Contabilidade Gestão E Governança, 13(3). Recuperado de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/256

Edição

Seção

Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)