Marketing Contábil: pesquisa com escritórios de contabilidade no Estado de São Paulo
Resumo
Este artigo apresenta o resultado final de uma pesquisa realizada entre o último trimestre de 2004 e 1º. trimestre de 2005, para verificar como 259 escritórios de Contabilidade no Estado de São Paulo usam os instrumentos de Marketing. O trabalho combinou pesquisa empírica, revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com o uso de um questionário composto de duas partes e 49 assertivas.A pesquisa revelou experiências internacionais no uso do Marketing, que podem contribuir para os escritórios terem uma melhor imagem perante seus clientes, e para o desenvolvimento de seus negócios. Os dados coletados com os questionários foram tratados pela Análise Fatorial Exploratória e pela Análise de Diferenças. Os resultados obtidos revelaram que o uso dos instrumentos de Marketing é intuitivo e embrionário no setor. A pesquisa fornece informações que poderão subsidiar os empresários contábeis a adotar as ferramentas de Marketing como uma alternativa para maior valorização de seus serviços pelo mercado, e mais um elemento de apoio ao seu negócio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.