Evidenciaçao contábil de instituições bancárias no Brasil
Resumo
A contabilidade constitui um sistema integrado de dados com o objetivo maior de oferecer informações sobre a entidade, objeto de contabilização, aos mais diversos interessados, entre os quais se destacam os investidores, os credores e os administradores. Essas informações podem ser de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, e devem possibilitar uma adequada avaliação da situação atual do empreendimento, assim como oferecer subsídios para progn6sticos. O instrumental utilizado e composto basicamente por demonstrações contábeis tradicionais e por algumas informações suplementares, geralmente divulgadas em notas explicativas, relatório da administração e parecer dos auditores independentes. Alguns autores entendem que evidenciação é um principio contábil, outros entendem que e um objetivo, mas, nos diversos pronunciamentos, torna-se claro que evidenciação e mais do que um principio, a uma espécie de ligação entre os postulados, os princípios contábeis e os objetivos da contabilidade. E um meio para se atingir os objetivos da contabilidade. Nesse contexto, identificamos uma forte ligação entre disclosure - ou evidenciação - e o objetivo principal da contabilidade: as informações divulgadas devem ser transparentes e úteis ao processo de tomada de decisões. Para se definir o que e útil, faz-se necessário uma constante interação com o usuário da informação contábil, de modo a poder oferecer um produto que atenda as suas necessidades, constantemente alteradas face à dinâmica do próprio mercado e em decorrência do processo de globalização. Com isso, a demanda por demonstrações contábeis, assim como sua grande importância, cresce a uma taxa acelerada, requerendo um dinamismo semelhante na evolução da qualidade da informação fornecida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.