Evidenciaçao contábil de instituições bancárias no Brasil
Abstract
A contabilidade constitui um sistema integrado de dados com o objetivo maior de oferecer informações sobre a entidade, objeto de contabilização, aos mais diversos interessados, entre os quais se destacam os investidores, os credores e os administradores. Essas informações podem ser de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, e devem possibilitar uma adequada avaliação da situação atual do empreendimento, assim como oferecer subsídios para progn6sticos. O instrumental utilizado e composto basicamente por demonstrações contábeis tradicionais e por algumas informações suplementares, geralmente divulgadas em notas explicativas, relatório da administração e parecer dos auditores independentes. Alguns autores entendem que evidenciação é um principio contábil, outros entendem que e um objetivo, mas, nos diversos pronunciamentos, torna-se claro que evidenciação e mais do que um principio, a uma espécie de ligação entre os postulados, os princípios contábeis e os objetivos da contabilidade. E um meio para se atingir os objetivos da contabilidade. Nesse contexto, identificamos uma forte ligação entre disclosure - ou evidenciação - e o objetivo principal da contabilidade: as informações divulgadas devem ser transparentes e úteis ao processo de tomada de decisões. Para se definir o que e útil, faz-se necessário uma constante interação com o usuário da informação contábil, de modo a poder oferecer um produto que atenda as suas necessidades, constantemente alteradas face à dinâmica do próprio mercado e em decorrência do processo de globalização. Com isso, a demanda por demonstrações contábeis, assim como sua grande importância, cresce a uma taxa acelerada, requerendo um dinamismo semelhante na evolução da qualidade da informação fornecida.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold the copyright to their article and grant the Journal of Accounting, Management and Governance the exclusive rights of first publication (including communication to the public and reproduction), with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 International License (CC BY-NC).
This license allows third parties to remodel, adapt, and create from the published work, as long as it is for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or publish a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, provided there is no commercial use/distribution.