Relações entre o Grau de Sofisticação do Sistema de Custos e as Práticas de Gestão de Custos em Empresas Agroindustriais
Resumo
Um sistema de custos representa a operacionalização funcional dos diversos aspectos inerentes à apuração, ao registro, controle e gerenciamento dos custos. O objetivo deste artigo foi identificar as relações entre o grau de sofisticação do sistema de custos e alguns dos principais aspectos da gestão de custos, no âmbito de empresas agroindustriais, localizadas no Estado de Pernambuco. A amostra utilizada foi composta por 88 empresas oriundas das principais sub-regiões agroindustriais do Estado e foram escolhidas aleatoriamente. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas operacionalizadas junto aos gestores das empresas pesquisadas. O grau de sofisticação do sistema de custos foi usado como variável de agrupamento, enquanto dezessete práticas de gestão de custos foram investigadas. Os aspectos inerentes à gestão de custos utilizados se referiram à apuração, registro e controle de custos e ao uso das informações sobre custos na tomada de decisão. Para analisar a significância das relações entre o grau de sofisticação de custos e as práticas de gestão de custos consideradas, foi utilizado o teste qui-quadrado. Os resultados obtidos demonstram a presença de evidências empíricas significativas de relações entre o grau de sofisticação do sistema de custos e algumas das práticas de gestão de custos testadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.