Contribuição a Construção de Indicador de Desempenho no Setor Público: Estudo de Caso no Colégio Militar do Rio de Janeiro
Resumo
O objetivo desta pesquisa é contribuir para construção de um modelo conceitual de indicador de desempenho que atenda as necessidades gerenciais do Setor Público. O tema se torna relevante devido a necessidade das Organizações Públicas que prestam serviços educacionais de gerenciar com eficiência e eficácia a adimplência, bem como o contingenciamento nos processos licitatórios provocado pelos atrasos dos pagamentos e negociação extra-judiciais de dívidas. Diante deste cenário, esta pesquisa sugere a construção de indicador de desempenho que controle, monitore e padronize as decisões relativas à negociação de dívidas através do software denominado Sistema de Gestão Escolar (SGE). Conclui que o uso de indicador de desempenho permite a alta administração da unidade definir metas financeiras a serem atingidas pelo Setor Financeiro. A metodologia utilizada nesta pesquisa é o estudo exploratório que segundo Tripodi, Fellin e Meyer (1981, p.64) “tem a principal finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar idéias a fim de fornecer hipótese pesquisável para estudos posteriores” tendo como fonte de pesquisa a revisão bibliográfica e o estudo de caso do Setor Financeiro do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.