CLASSIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PELA ATIVIDADE OPERACIONAL
Resumo
O sistema financeiro tem sido objeto de estudo há muito tempo, em decorrência do papel relevante e central que desempenha no desenvolvimento econômico dos países. Com vistas a contribuir com a qualidade das pesquisas, o objetivo do artigo é apresentar uma metodologia capaz de classificar as instituições bancarias de acordo com as características da atividade operacional predominante na instituição, bem como identificar os indicadores financeiros mais discriminantes a formação dos grupos distintos. A correta classificação prévia dos bancos, com base na atividade operacional, resulta em melhor capacidade de análise e permite o desenvolvimento de modelos de avaliação da situação econômico-financeira com maior grau de precisão. Igualmente, a identificação da atividade operacional propicia estudos mais detalhados, focados em aspectos específicos de determinado segmento como a eficiência operacional ou a análise dos nichos de mercado a da concorrência. Para atingir o objetivo, o estudo utilizou técnicas estatísticas de análise multivariada, como análise fatorial, análise de clusters e análise discriminante. Os resultados dos testes evidenciaram características operacionais diferenciadas capazes de classificar as instituições bancárias conforme a atividade operacional preponderante, consubstanciadas nos indicadores financeiros identificados como mais relevantes no processo de classificação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.