0 CONSERVADORISMO E 0 CONTEUDO INFORMATIVO DOS LUCROS
Resumo
Este artigo e parcialmente baseado na minha dissertação de mestrado completado na Universidade de Lancaster - Inglaterra. Seu objetivo e explorar e delinear o papel informativo da contabilidade na formação dos preços dos chamados ativos financeiros (valores mobiliários), passando pela discussão das conseqüências da adoção da convenção do conservadorismo no grau informativo dos lucros. Utilizando-se de dados financeiros e contábeis coletados de empresas britânicas por intermédio do Datastream banco de dados financeiros e contábeis difundido no Reino Unido, são formuladas, testadas e discutidas hipóteses sobre a influencia do conservadorismo no grau informativo dos lucros. Para a realização dos testes estatísticos, dois principais grupos de empresas foram categorizados dentro da amostra coletada: 1. empresas com baixo desempenho; e 2. empresas com alto desempenho. Essa segregação foi necessária para facilitar a identificação das circunstancias econômicas diferenciadas que envolvem as empresas que compõem cada um desses grupos e, assim, permitir o levantamento de hipóteses consistentes com a teoria contábil positiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.