Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo submetido é inédito no Brasil e no exterior e não está sendo avaliado por nenhuma outra revista, nem foi publicado anteriormente em livros ou periódicos.
  • Trabalhos oriundos de eventos científicos tiveram melhorias significativas incorporadas em relação a versão anterior veiculada.
  • O trabalho segue as regras da revista descritas em diretrizes para autores e as citações e referências estão formatadas no padrão APA (7ª edição).
  • O artigo não ultrapassa o total de cinco autores.
  • O artigo a ser submetido está no formato .doc ou .docx e sem qualquer identificação de autoria no corpo do texto ou propriedades do arquivo.
  • Os autores estão cientes de que o artigo, após aprovado pelos pares e com o aval para publicação, somente será definitivamente aprovado se o texto seguir de maneira correta as normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa, inglesa (Inglês-EUA) e/ou espanhola.
  • Os autores estão cientes de que após aprovação do artigo e aval para publicação, deverão providenciar uma versão em língua inglesa no prazo de 20 dias e que a tradução deverá ser realizada por um dos profissionais recomendados pela revista nas diretrizes para autores.
  • Os autores estão cientes de que devem enviar junto a submissão do artigo, a carta aos editores e a declaração de direitos autorais e licenciamento de forma obrigatória, e demais permissões quando aplicável.
  • Os autores estão cientes de que ao realizar a submissão se comprometem a avaliar ao menos dois artigos por ano para a revista CGG.

Diretrizes para Autores

Aspectos gerais

A Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) publica trabalhos relacionados às ciências contábeis e administração de organizações privadas, públicas e do terceiro setor, estimulando o debate entre estudiosos das ciências sociais aplicadas com contribuições embasadas, testadas e inéditas decorrentes de pesquisas científicas.

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição para a comunidade científica.

Poderão ser enviados artigos teórico-empíricos, de revisão de literatura ou exclusivamente teóricos. Trabalhos publicados em anais podem ser submetidos, desde que tenham sido incorporadas melhorias significativas em relação à versão já publicada no evento científico. Se o artigo tiver sido divulgado anteriormente, em formato impresso ou eletrônico, como working paper, texto para discussão ou formato semelhante, o autor deve retirá-lo de circulação durante o processo de revisão pela CGG e, caso seja aceito, garantir que sua publicação ocorra primeiramente neste periódico, com publicações derivadas observando a política de direitos autorais e licenciamento.

Os trabalhos podem ser enviados em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais, sendo de responsabilidade dos autores a revisão profissional de texto.

Os autores cujos artigos forem aprovados para publicação na Revista CGG deverão fornecer uma versão em inglês da última versão aceita do trabalho em um prazo de 20 dias. A tradução deverá ser realizada por um dos tradutores recomendados pela revista:

  1. A2Z Serviços de Idiomas: a2zsolucoes@gmail.com
  2. Santos & Dinham Consultoria e Traduções: robdinham@gmail.com
  3. Patrick Hall: phall64@uol.com.br
  4. Fernando Effori de Mello: feffori@gmail.com
  5. Carolina Mamede: carollmamede@gmail.com
  6. DJC Ingles: djcingles@hotmail.com
  7. Izabela Gonçalves Barros: isbar1@hotmail.com

Os trabalhos submetidos à CGG não poderão ser e/ou estar submetidos a nenhuma outra revista durante o processo editorial.

A CGG não cobra taxas em nenhuma etapa do processo editorial.

Os autores devem garantir que tomaram conhecimento do foco e escopo, das políticas de avaliação pelos pares e de ética e boas práticas para publicação.

Os editores e/ou qualquer indivíduo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade dos autores.

 

Autoria

A CGG recomenda que a autoria seja atribuída a colaboradores que tenham feito uma contribuição substancial para o artigo e sejam responsáveis pelo trabalho e sua forma publicada, atendendo aos quatro critérios básicos de indicação de autoria listados pelo ICMJE:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; 
  2. Elaborar o trabalho ou revisá-lo criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; 
  3. Aprovação final da versão a ser publicada; 
  4. Acordo em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.

Agradecimentos podem ser usados ​​para denotar as contribuições ao trabalho que não atendem aos critérios de autoria listados, mas que devem ser reconhecidas.

O número máximo de autores por artigo é cinco, ordenados segundo a contribuição de cada um para o texto.

Um mesmo autor somente pode ter um artigo publicado por ano na CGG. Esta regra é aplicável independentemente da posição do indivíduo na autoria dos artigos.

 

Sobre a submissão

Todos os arquivos devem ser submetidos através da plataforma da revista: https://revistacgg.org/index.php/contabil/about/submissions

Antes de submeter um artigo, os autores devem garantir que todos os autores estejam cadastrados no sistema. Por favor, garanta que nome completo, endereço de e-mail, instituição de ensino, ORCID iD, telefones de contato, link do Currículo Lattes e biografia (contendo a maior titulação e a área de interesse) de todos os autores estejam registrados no sistema da revista. Essa é uma condição necessária para que o artigo passe pela avaliação de desk review.

Ao submeter um artigo para avaliação, todos os autores e coautores assumem o compromisso de realizarem a avaliação de ao menos 2 (dois) artigos por ano, a fim de contribuírem com o processo de comunicação científica e com a revista CGG.

No momento da submissão, devem ser encaminhados os seguintes documentos:

  • O manuscrito a ser avaliado, no formato .doc ou .docx, formatado de acordo com as diretrizes para autores aqui descritas, sem identificação de autoria no corpo do texto e nas propriedades do arquivo. [obrigatório]
  • Carta aos editores, em formato .doc, .docx ou PDF, que explicite a contribuição científica do artigo com a devida justificativa de como ele contribui. No caso de trabalho publicado em anais de eventos científicos, torna-se relevante mencionar o fato na carta, bem como citar as principais melhorias incorporadas no mesmo. Trabalhos selecionados para fast-track devem informar esse dado. Informar a existência de possíveis conflitos de interesse: financeiros, pessoais, entre possíveis revisores e editores, e/ou possíveis vieses temáticos. Informar que os autores estão cientes que devem fornecer uma versão em inglês do artigo no caso de aceite para publicação. Quando se tratar de estudo feito com seres humanos, informar a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Essa carta deve se resumir no máximo duas páginas e ser submetida a parte do artigo no sistema. [obrigatório]
  • A declaração de direitos autorais e licenciamento, em formato PDF, assinada por todos os autores (assinatura escaneada ou eletrônica). Deve ser submetida a parte do artigo no sistema. [obrigatório]
  • Conjuntos de dados, caso se aplique, podem ser enviados como documentos suplementares no sistema ou terem o link do repositório de dados informado na carta aos editores. [opcional]
  • Permissões para uso de qualquer material protegido por direitos autorais, como ilustrações, gráficos, traduções e/ou qualquer outras fontes, com autorização emitida pelo proprietário dos direitos ou publisher. [quando aplicável]

Os arquivos submetidos devem ser nomeados com apenas uma palavra, sem nenhum caractere especial.

Os autores devem preencher as informações no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores.

Todos os autores devem informar o número do registro ORCID. Caso não possua o cadastro, deve fazê-lo gratuitamente no site https://orcid.org/  antes de iniciar a submissão.

 

Preparação do manuscrito

Formatação:

  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
  • Margens: 2,54cm superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: duplo entre linhas e recuo de 1,27cm no início dos parágrafos.
  • Tamanho:  o artigo deverá conter entre 5.000 e 8.000 palavras, incluindo título, resumo, abstract, parte textual, tabelas, figuras, notas e referências.
  • Paginação: incluir o número de páginas no canto inferior direito do documento.
  • Negrito: deverá ser utilizado apenas para títulos e subtítulos.
  • Itálico: deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira.
  • Aspas duplas: deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados.

Estrutura dos textos

Artigos teórico-empíricos devem seguir a seguinte estrutura: (a) título (português e inglês), resumo e abstract, (b) introdução (contextualização, desenvolvimento do problema e objetivo da pesquisa) e revisão da literatura empírica concernente ao problema, (c) método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa), (d) resultados (relato dos achados, preferencialmente com uso de tabelas e/ou gráficos), (e) discussão (interpretação e implicações dos resultados), (f) conclusão ou considerações finais, (g) referências.

Nos artigos de revisão de literatura ou exclusivamente teóricos, é esperado que os autores: (a) definam claramente um problema, (b) sumarizem investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa, (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura (d) sugiram próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados. (e) referências * Não há uma estrutura de seções pré-definida para este tipo de contribuição, de forma que os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É fundamental que haja um argumento organizador e não somente uma compilação de pesquisas já realizadas.

Título, resumo e palavras-chave

Inserir o título no início do trabalho, com as primeiras letras de cada palavra em maiúscula, seguido de resumo, palavras-chave, abstract e keywords, sem identificação do(s)autor(es). Trabalhos em inglês ou espanhol devem inserir também título, resumo e palavras-chave em português.

Título: o título deverá conter até 15 palavras e representar o 'menor resumo' do conteúdo do artigo.

Resumo: deve conter até 250 palavras e ser apresentado em tópicos de forma clara:

  • Objetivo (obrigatório):  Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever;
  • Método (obrigatório em estudo empírico): indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, altere o nome do tópico para Abordagem teórica e recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada;
  • Resultados (obrigatório): indicar suscintamente os principais resultados alcançados;
  • Originalidade/Relevância (obrigatório): indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática;
  • Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório): indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado;
  • Contribuições sociais/para a gestão (opcional): Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.

Palavras-chave: entre três e cinco palavras-chave que caracterizam o trabalho, separadas entre si com vírgula.

Tabelas e figuras

Toda forma de apresentação gráfica utilizada no trabalho deverá ser nomeada como tabela ou figura (tudo o que não for tabela, será considerado figura). Essas devem estar em escala de cinza, não podem ser coloridas. Independentemente do programa utilizado para produzir as tabelas e figuras, o formato de saída deve ser de alta qualidade e com resolução que permita a clara identificação das informações. As tabelas e figuras devem ser apresentadas no texto e na exata localização em que devem ser publicadas em caso de aceite do artigo.

Tabelas: de acordo com as normas APA, as tabelas podem mostrar valores numéricos ou textuais, organizadas em colunas e linhas. Alinhe as tabelas com a margem esquerda e não insira bordas verticais. O corpo da tabela deve ser feito em fonte tamanho 10, espaçamento simples. A identificação da tabela deve ser feita na parte superior, em tamanho 12. Inserir a palavra Tabela e o número que a designa, com inicial maiúscula e negrito (exemplo: Tabela 1) e na linha seguinte, colocar o título em itálico e sem negrito. As notas, se houverem, devem ser inseridas abaixo da tabela em fonte tamanho 10, com alinhamento à esquerda, espaçamento duplo.

Figuras: de acordo com as normas APA, uma figura pode ser uma fotografia, gráfico, ou qualquer outra ilustração. Alinhe as figuras com a margem esquerda. A identificação da figura deve ser feita na parte superior, em tamanho 12. Inserir a palavra Figura e o número que a designa, com inicial maiúscula e negrito (exemplo: Figura 1) e na linha seguinte, colocar o título em itálico e sem negrito. Legendas devem ser posicionadas dentro das figuras. As notas e quaisquer outras informações necessárias para esclarecimento da figura (como por exemplo, unidades de medida, símbolos, escalas, abreviaturas e fontes) devem ser acrescidas, se houverem, abaixo da figura em fonte tamanho 10, com alinhamento à esquerda.

Para detalhes adicionais sobre como elaborar tabelas e figuras, inserir unidades de medidas, informações textuais, entre outros, os autores devem consultar o Manual de Publicações da APA (7ª edição).

Citações e referências

A revista CGG adota as normas da American Psychological Association – APA (7ª edição) para citações e referências. Um breve resumo em português e inglês está disponível, mas não dispensa a consulta às normas originais na íntegra. Artigos submetidos com normas ABNT serão rejeitados.

Citações: o padrão empregado pelas normas da APA é o autor-data, incluindo o sobrenome do autor e a data de publicação no corpo do texto, com identificação da página quando aplicável. Exemplos:

Silva (2023) ou (Silva, 2023).

Motta e Vanconcelos (2002) ou (Motta & Vasconcelos, 2002).

Referências: as referências citadas ao longo do texto devem ser apresentadas no final do artigo em espaçamento duplo, com 1,27cm de deslocamento a partir da segunda linha de cada referência, e organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor (e cronológica quando for o caso), de acordo com as normas da APA.

Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) devem estar ativos e prontos para clicar. Quando a fonte citada possuir DOI (Digital Object Identifier), o mesmo deve ser informado na referência.

Exemplos:

  • Livro: Sapolsky, R. M. (2017). Behave: The biology of humans at our best and worst. Penguin Books.
  • Capítulo: Dillard, J. P. (2020). Currents in the study of persuasion. In M. B. Oliver, A. A. Raney, & J. Bryant (Eds.), Media effects: Advances in theory and research (4th ed., pp. 115–129). Routledge.
  • Artigo de periódico: Hollanda, B. B. (2014). No tempo do futebol-arte. Revista História da Biblioteca Nacional, 9(105), 58-59.
  • Artigo de periódico com DOI ou URL: McCauley, S. M., & Christiansen, M. H. (2019). Language learning as language use: A cross-linguistic model of child language development. Psychological Review, 126(1), 1-51. https://doi.org/10.1037/rev0000126

Outros modelos de citações e referências podem ser consultados no Manual de Publicação da APA (7ª edição) e no APA Style Blog.

Notas, agradecimentos e financiamento

As notas devem ser evitadas. Se forem extremamente necessárias para elucidar algum termo ou conceito, cuja explicação não seja conveniente ser inserida no corpo do texto, devem ser numeradas sequencialmente no corpo do trabalho e apresentadas no final do artigo, após as referências.

Inserir a fonte de apoio e/ou financiamento na forma de bolsa, equipamentos, produtos ou recursos, indicando a agência de fomento, instituição, programa, entre outros. No caso de trabalhos que contaram com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), informar no padrão instituído pela Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018.

Os agradecimentos devem ser inseridos ao final do artigo. Porém, os mesmos somente poderão ser acrescidos ao manuscrito após o aceite para publicação.

Artigo científico (Seção de Gestão e Contabilidade de Empresas Privadas & do Terceiro Setor)

Aceita artigos de estratégia e economia de empresas e do terceiro setor; controladoria; contabilidade e finanças gerenciais; mercado financeiro, de crédito e de capitais; atuária; contabilidade para usuários externos; governança corporativa; marketing; inovação; empreendedorismo; gestão tecnológica; qualidade, produtividade, gestão de pessoas,  ensino e pesquisa em administração e contabiidade de empresas e terceiro setor  e temas emergentes em contabilidade e gestão.

Artigo científico (Seção de Gestão e Contabilidade Pública)

Aceita artigos de contabilidade e administração pública; ensino e pesquisa em contabilidade e administração pública; sociedade e estado; governança pública, gestão social; movimentos sociais; políticas públicas e temas emergentes em contabilidade e/ou administração pública.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, seguindo o que estabelece a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), respeitando o disposto no Art. 3° e Art. 23°.