Avaliação do Sistema de Informações Gerenciais da Assembleia Legislativa do Amazonas
Resumen
As organizações produzem informações que interferem nas decisões e nos resultados decorrentes. Consequentemente, há necessidade de compreender os recursos disponíveis e os principais atributos da informação para tomada de decisão, aperfeiçoando o Sistema de Informações Gerenciais (SIG). Este artigo objetiva avaliar a efetividade do SIG da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) para tomar decisões sob novas normas de uniformização contábil do setor público. Procedeu-se à pesquisa por meio de um estudo empírico-analítico que avaliou a efetividade do SIG da ALEAM de forma exploratória, descritiva e quali-quantitativa, na perspectiva de seus gestores. Baseado no estudo de Sá (2013), que realizou de forma análoga pesquisa entre os estados do Brasil, evidenciou-se que o SIG da ALEAM possui diversas limitações que comprometem sua efetividade e apresenta divergências com as novas tendências de SIG adaptado às necessidades do setor público. A pesquisa conclui que é indispensável o investimento em tecnologia e no capital humano para se otimizar o desempenho do sistema.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.