Estereótipos na Profissão Contábil: a opinião de estudantes e do público externo no Triângulo Mineiro
Resumen
Este estudo tem como propósito identificar e analisar se os profissionais de contabilidade são estereotipados de maneira negativa na percepção dos estudantes de Ciências Contábeis e do público externo, em relação às seguintes características: criatividade, dedicação aos estudos, trabalho em equipe, comunicação, liderança, propensão ao risco e ética. Para tanto, utilizou-se o fotoquestionário desenvolvido e testado por Azevedo (2010), com o objetivo de investigar dois grupos, o público externo e estudantes do curso de Ciências Contábeis, obtendo 1.030 respostas. A metodologia foi descritiva e quantitativa. Os resultados revelaram a inexistência de estereotipagem junto ao público externo e estudantes pesquisados sobre os profissionais da contabilidade nas variáveis pesquisadas, reforçando que a imagem do contador não é negativa. Por outro lado, foi identificado estereótipo de gênero (masculino) para o profissional contábil, na percepção pública. Além disso, foi constatado que a percepção pública é superior à percepção dos próprios estudantes em seis das sete variáveis estudadas. Nesse sentido, duas possibilidades são aventadas: ou estudantes apresentam forte autocrítica ou apresentam auto conceito negativo. O estudo contribui para melhor compreensão da imagem dos profissionais da contabilidade no contexto atual.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.