Disclosure de Informações acerca do Pagamento baseado em Ações e sua Associação com os Atributos das Firmas
Resumen
A presente pesquisa possui dois principais objetivos: (a) verificar o grau de cumprimento das exigências de divulgação definidas no CPC 10 pelas companhias listadas na BM&FBovespa e (b) investigar a associação entre o nível da aderência à norma e os atributos dessas sociedades. Para tanto, construiu-se uma métrica de pesquisa contemplando as exigências de divulgação previstas no normativo e, por meio do uso da análise de conteúdo, verificou-se a aderência das empresas da amostra, criando-se a variável denominada Índice de Disclosure do CPC 10. A amostra final da pesquisa reuniu 296 companhias. Visando atender aos citados objetivos, foram realizados testes estatísticos no intuito de se verificar o grau de cumprimento das exigências de divulgação. Em seguida, procedeu-se à Análise de Correspondência (Anacor), bem como a testes de hipóteses não paramétricos, para se verificar a associação entre os atributos das firmas e os respectivos níveis de evidenciação. No que tange aos resultados obtidos, verificou-se, a partir da análise do mapa perceptual, que há associação do nível da aderência à norma com os setores aos quais as empresas pertencem, bem como com ao tamanho das empresas. A partir do teste não paramétrico de Mann-Whitney, constatou-se que um alto nível da aderência à norma está associado aos atributos Internacionalização, Firma de Auditoria e Governança Corporativa. Por fim, o presente estudo contribui para a intensificação das discussões acerca do atendimento às exigências de divulgação presentes nas normas emitidas pelo CPC, as quais são importantes para o desenvolvimento do mercado de capitais e da economia brasileira.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.