Requisitos de Qualidade em Serviços Contábeis no Setor de Comércio
Resumen
O crescimento do setor de serviços e a necessidade de informações que possam melhorar a qualidade da prestação dos serviços, especificamente, no setor contábil, podem ser vistos, pelos interessados nas informações da contabilidade como um instrumento de grande importância dentro das empresas. Assim, devido ao grande número de empresas prestadoras de serviços contábeis e de profissionais, torna-se essencial definir estratégias para maximizar o atributo da qualidade dos seus serviços como maneira de adquirir vantagem competitiva e permanência no mercado. Dessa forma, a pergunta que motiva este estudo é a seguinte: Qual a percepção dos gestores do setor de comércio da cidade de Sousa-PB, em relação à satisfação da qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais da área contábil? Como maneira de responder ao problema proposto foi realizada pesquisa de campo junto a 147 gestores, de um total de 525, do setor de comércio varejista de mercadorias em geral, da cidade de Sousa, PB. O procedimento estatístico foi composto por técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial. Os resultados encontrados apontam 3 fatores críticos de sucesso, quais sejam: fator 1: Imagem e Credibilidade do Escritório (com variância total explicada de 45,87%), Agilidade e Pontualidade na Prestação dos Serviços (11,58% da variância explicada) e Desempenho e Percepção dos Funcionários (11,51% da variância total explicada). Os atributos encontrados com base nesses fatores críticos evidenciam as principais preocupações que podem estar sendo discutidas pelos contabilistas da cidade de Sousa, PB, como maneira de vislumbrar resultados mais satisfatórios para o auxílio do gerenciamento da prestação dos serviços contábeis junto aos gestores. Como limitação e sugestão para pesquisas futuras, entende-se que é necessário aumentar o tamanho da amostra utilizada.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.