Requisitos de Qualidade em Serviços Contábeis no Setor de Comércio
Abstract
O crescimento do setor de serviços e a necessidade de informações que possam melhorar a qualidade da prestação dos serviços, especificamente, no setor contábil, podem ser vistos, pelos interessados nas informações da contabilidade como um instrumento de grande importância dentro das empresas. Assim, devido ao grande número de empresas prestadoras de serviços contábeis e de profissionais, torna-se essencial definir estratégias para maximizar o atributo da qualidade dos seus serviços como maneira de adquirir vantagem competitiva e permanência no mercado. Dessa forma, a pergunta que motiva este estudo é a seguinte: Qual a percepção dos gestores do setor de comércio da cidade de Sousa-PB, em relação à satisfação da qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais da área contábil? Como maneira de responder ao problema proposto foi realizada pesquisa de campo junto a 147 gestores, de um total de 525, do setor de comércio varejista de mercadorias em geral, da cidade de Sousa, PB. O procedimento estatístico foi composto por técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial. Os resultados encontrados apontam 3 fatores críticos de sucesso, quais sejam: fator 1: Imagem e Credibilidade do Escritório (com variância total explicada de 45,87%), Agilidade e Pontualidade na Prestação dos Serviços (11,58% da variância explicada) e Desempenho e Percepção dos Funcionários (11,51% da variância total explicada). Os atributos encontrados com base nesses fatores críticos evidenciam as principais preocupações que podem estar sendo discutidas pelos contabilistas da cidade de Sousa, PB, como maneira de vislumbrar resultados mais satisfatórios para o auxílio do gerenciamento da prestação dos serviços contábeis junto aos gestores. Como limitação e sugestão para pesquisas futuras, entende-se que é necessário aumentar o tamanho da amostra utilizada.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold the copyright to their article and grant the Journal of Accounting, Management and Governance the exclusive rights of first publication (including communication to the public and reproduction), with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 International License (CC BY-NC).
This license allows third parties to remodel, adapt, and create from the published work, as long as it is for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or publish a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, provided there is no commercial use/distribution.