Grau de aproximação entre a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Financeira em função de convergência às normas do IASB
Resumen
Este trabalho tem por objetivo investigar se a adoção das normas IFRS resultou em aproximação dos conceitos usados tanto pela contabilidade gerencial como pela financeira, em empresas abertas brasileiras. A convergência contábil gerou significativa alteração de padrões na contabilidade financeira como,por exemplo, a mensuração a valor justo de ativos. Por sua vez, a contabilidade gerencial possui discricionariedade na apuração de transações para os tomadores de decisão das empresas. Com base neste quadro, tem-se como hipótese básica deste trabalho que a mesma base referencial, atrelada à essência econômica, dada a adoção das normas internacionais de contabilidade, possa aproximar contabilidade financeira e gerencial. Os procedimentos metodológicos do trabalho dividem-se em duas partes. Na primeira foi feita uma análise qualitativa dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), sendo selecionados os assuntos e normas com provável maior impacto na convergência para a contabilidade financeira e com possível maior relação com a contabilidade gerencial. Neste caso, a análise preliminar levou à exclusão das normas que têm uso praticamente exclusivo para usuários externos. Foram então analisadas apenasas normas consideradas mais impactantes pelo próprio cpc , com relação a 11 processos, para a tomada de decisão. Com base nesta seleção, foi enviado um questionário estruturado, com 30 perguntas, a 638 companhias abertas brasileiras, cuja taxa de resposta foi da ordem de 10%. Os resultados evidenciam que,na percepção dos respondentes,ocorreu aproximação entre as contabilidades gerencial e financeira, particularmente nos processos de depreciação, impairment, valor justo de instrumentos financeiros, combinações de negócios,intangíveis e segmentos operacionais. Em que pese o fato de a convergência ser bastante recente, os resultados fornecem evidências positivas no sentido de confirmação da hipótese básica do artigo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.