Métodos de Avaliação Utilizados pelos Profissionais de Investimento
Resumen
A literatura especializada apresenta vários modelos para o processo de avaliação de empresas, sendo alguns de grande complexidade técnica. Para a aplicação prática, estes modelos possuem variações em suas formas de cálculo. Este artigo tem por objetivo caracterizar os principais métodos presentados pela literatura e identificar quais destes são os de maior utilização, especificamente para avaliação do valor da ação das empresas. A técnica de pesquisa utilizada foi o levantamento de dados. A coleta de dados foi feita por meio de questionário encaminhado aos profissionais de investimentos associados à APIMEC. A análise dos dados é descritiva, pois objetiva a caracterização da amostra pesquisada quanto à utilização dos métodos de avaliação. Os resultados apontam para a maior utilização e confiabilidade dos modelos baseados no fluxo de caixa descontado, porém os modelos de avaliação relativa, ou de múltiplos, também são bastante utilizados pelos profissionais pesquisados.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.