Processo de Criação de Organizações com Fins Sociais: Estudo de Casos Múltiplos em Curitiba - Paraná

Autores/as

  • Érika Onozato Universidade Federal do Paraná
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de criação de organizações com fins sociais localizadas na cidade de Curitiba – Paraná. Como base teórica foi utilizada uma adaptação do modelo de processo de criação de negócios, elaborado por Borges, Simard e Filion (2005), formado por quatro estágios: iniciação, design e preparação, start-up e operacionalização. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os fundadores, análise de documentos e observação direta. Os casos escolhidos foram: a) Instituto História Viva; b) Instituto Maitri; e c) Organização Vida e Oportunidade. Os resultados mostraram que as quatro etapas aconteceram de forma semelhante nos empreendimentos estudados, porém algumas atividades ocorreram em fases diferentes e outras não foram relatadas conforme o modelo. Ao final, é proposto um quadro teórico contendo as principais fases de criação de empreendimentos sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érika Onozato, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração Universidade Federal do Paraná

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento em Administração e do Mestrado em Economia (NUPEC) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Administração pela Cranfield University – Inglaterra (2006). Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e na Strathclyde University – Escócia (2000-2001). Pós Doutorado em 2007 sobre Empreendedorismo em Turismo na HEC em Montreal, Canadá.

Publicado

2010-12-04

Cómo citar

Onozato, Érika, & Teixeira, R. M. (2010). Processo de Criação de Organizações com Fins Sociais: Estudo de Casos Múltiplos em Curitiba - Paraná. Contabilidade Gestão E Governança, 13(3). Recuperado a partir de https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/267

Número

Sección

Articles