Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
Resumen
A evolução tecnológica tem possibilitado diversas mudanças no dia-a-dia das empresas. Destaca-se nesse sentido o grande benefício proporcionado pelos Sistemas de Informações (SIs). De acordo com Bodnar e Hopwood (2000) as empresas dependem dos SIs para manterem-se competitivas. Isso ocorre porque a produtividade – fator crucial para manter uma empresa competitiva – pode ser aumentada com o uso de SIs. Além disso, os SIs são instrumentos capazes de auxiliar os administradores na tomada de decisão e na gestão da empresa como um todo. Segundo Zwass (1992), SIs são portfólios organizados de sistemas formais para obter, processar e distribuir informações para suporte às operações comerciais e para o gerenciamento de uma empresa. Para O’Brien (2002), um SI depende de vários recursos para funcionar, como pessoas (usuários finais e especialistas em (SI), hardware (máquinas), software (programas), dados (banco de dados) e redes (mídia e comunicação). Os SIs estão em constante evolução, em função das inovações tecnológicas em hardware, software, banco de dados, redes e telecomunicações. Esses avanços tecnológicos tornam os SIs cada vez mais cruciais como ferramentas para a operação e gestão das empresas. O grau de dependência em relação aos SIs é cada vez maior em todos os tipos e tamanhos de empresas e em todos os setores da economia.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.