ASPECTOS HISTORIOGRAFICOS DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE OS SECULOS XVII E XIX
Resumen
Este trabalho, propomo-nos investigar a situação da Contabilidade em Portugal, durante o período compreendido entre os séculos XVII e XIX Nesse sentido, e não pretendendo abarcar toda a realidade em matéria de aplicação e profundeza da Contabilidade durante todo o período supra-referenciados, delimitaremos nosso campo de ação a três áreas fundamentais: • Apreciação e analise da Contabilidade monástica em nosso pais, analisando e comentando a situação do Mosteiro de Arouca. • Apresentação da aplicação da contabilidade no Hospital de S. Jose, não deixando de tecer alguns comentários. • Abordagem critica do Piano de Contas, genericamente utilizado em Portugal, pelas empresas, a partir de meados de século XIX. Por fim, apresentaremos as conclusões sobre o nosso estudo, não deixando, no entanto, de tecer algumas considerações sobre a evolução da doutrina contabilística em Portugal.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e cedem à Revista Contabilidade, Gestão e Governança os direitos exclusivos de primeira publicação (englobando comunicação ao público e reprodução), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC).
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que sem uso/distribuição comercial.