Edição Extra: Reformas do Setor Público e Mudanças na Contabilidade Pública

2022-02-25

As sucessivas crises porque passam as sociedades modernas dão origem a novas demandas do ambiente sobre a Administração e as Políticas Públicas e estas, para sobreviver e melhorar continuamente a provisão de bens e serviços públicos fornecidos aos cidadãos, têm de se adaptar. Essa adaptação tem obrigado, ao longo dos tempos, a mudanças por vezes profundas nas estruturas e processos da Administração, forçando-a a melhorar os seus processos, nomeadamente o seu sistema de contabilidade.

A Contabilidade Pública (Governamental) – orçamentária, financeira e de gestão – ao acompanhar os processos de reforma da Administração Pública tem passado por notáveis mudanças ao nível institucional e conceitual no mundo Ocidental, tanto na Europa quanto no Brasil.

A crise financeira internacional recente e a atual pandemia relançaram a urgência do debate sobre as relações entre reformas administrativas e sistema de normalização contábil. Este debate é coincidente com a urgência em alcançar maior relevância e transparência nos relatos/demonstrações – financeiro, orçamentário e de gestão – das Administrações que entram no perímetro financeiro público.

Por isso a Revista Contabilidade, Gestão e Governança decidiu lançar esta edição especial motivada pelo desejo de reunir publicações que reflitam e expressem a riqueza da investigação atual na Contabilidade da Administração Pública.

Serão recebidas pesquisas científicas que reflitam o estado da arte nos seguintes temas:

  • Relação entre normas The International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), as European Public Sector Accounting Standards (EPSAS), em possíveis efeitos no Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) em Portugal e no Brasil;
  • Impacto das reformas do setor público no sistema de contabilidade governamental;
  • Órgãos de controle e nova governança pública;
  • Accountability e gestão de políticas públicas;
  • Informação contábil e tomada de decisão na Administração Pública;
  • Contribuição da informação contábil na elaboração do orçamento público.

Subimissões

  • Os autores deverão observar os orientações de submissão da CGG (https://www.revistacgg.org/index.php/contabil/about/submissions)
  • A submissão deverá ser feita na seção “Edição Extra: Reformas do Setor Público e Mudanças na Contabilidade Pública” e deverá ser informada na Carta ao editor;
  • Recepção dos artigos até 30 de abril/2022
  • Publicação da edição extra: outubro/2022

Editores da Edição Extra:

Prof. Dr. João Abreu de Faria Bilhim

Profa. Dra. Paula Gomes dos Santos

Prof. Dr. Ricardo Rocha de Azevedo