Impacto de Mecanismos de Auditoria na Precificação de Ações: evidências sob a perspectiva da relevância e da tempestividade para o ano de 2010 no Brasi
Abstract
Tendo como base o fato de que as informações contábeis impactam preços e retornos no mercado de capitais e de que o processo de auditoria é capaz de agregar valor informacional às demonstrações contábeis, já que busca garantir fidedignidade do conteúdo das mesmas frente às normas contábeis vigentes, o presente artigo tem como objetivo analisar a influência de mecanismos de auditoria - existência do comitê de auditoria, tipo de empresa de auditoria e mecanismo de rodízio de auditoria - na relevância e na tempestividade da informação contábil para o mercado brasileiro de capitais. Procura-se, então, contribuir com a discussão sobre o impacto empírico dos mecanismos de auditoria no mercado de capitais. Para tanto, utilizou-se a análise de regressão em informações do exercício de 2010 de empresas não financeiras de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBOVESPA. Os dois modelos econométricos foram construídos tendo como base os estudos de Collins, Maydew e Weiss (1997), Lima (2010) e Macedo et al. (2011). Os resultados mostraram que, nos casos de auditoria por empresa big four e de existência de comitê de auditoria, há impacto significativo na relevância da informação contábil. Além disso, de maneira geral, os mecanismos de auditoria não possuem impacto estatisticamente significativo na tempestividade da informação contábil.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold the copyright to their article and grant the Journal of Accounting, Management and Governance the exclusive rights of first publication (including communication to the public and reproduction), with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 International License (CC BY-NC).
This license allows third parties to remodel, adapt, and create from the published work, as long as it is for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or publish a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal, provided there is no commercial use/distribution.